Nossa estadia na pousada vegetariana de Ilha Grande

_DSC0296 editado

Pousada Cruzoé

Esse ano descobrimos que havia um restaurante vegetariano em Ilha Grande, o Govinda! E para ficar ainda melhor, esse restaurante fica dentro de uma pousada vegetariana, a Pousada Cruzoé! Quer mais? Essa pousada fica de frente para o mar de Araçatiba, e com cais próprio! Mais? O café da manhã tem leite de amendoim, docinho de passas e coco, pão de centeio e bolos veganos. Ficamos tão felizes e fomos gentilmente convidados a passar um final de semana lá para conhecer. Assim podemos compartilhar com vocês como é esse oásis vegetariano dentro de um pedaço de paraíso que é Ilha Grande.

Ilha Grande tem história. Por lá já passaram piratas e em outra época teve até um presídio com presos políticos da ditadura. Mas o que todos procuram é sua natureza paradisíaca e quase intocada. A ilha  é realmente muito grande! Para andar por ela, só de barco, ou trilhas que podem durar horas ou até dias. Quando fomos a Ilha Grande da última vez em 2012, nos hospedamos na Vila do Abraão que é o principal centro da ilha, onde estão a maioria das pousadas, restaurantes, mercados, farmácias e barzinhos. Além do cais principal por onde chegam as barcas e catamarãs vindos de Mangaratiba e Angra dos Reis. E foi meio frustrante, pois era um lugar sem opções para veganos. Dessa vez tivemos a oportunidade de nos hospedar na praia de Araçatiba, que é a segunda mais importante comunidade da Ilha Grande em atividade turística e ponto de partida para passeios de barco e trilhas.

_DSC0348 editado 2

Praia de Araçatiba

Para chegar e sair de Araçatiba é um pouco mais complicado que na Vila do Abrãao. Como não há barcas e saveiros indo para lá, é preciso combinar direto com barqueiros da região, nos barcos que fazem a travessia de moradores. Os horários são limitados. Também não há taxi boats entre Vila do Abraão e Araçatiba. Os passeios de barcos fechados para levarem às praias paradisíacas ao redor da ilha, como a Praia do Aventureiro e  Lopes Mendes, que são duas das praias mais bonitas do mundo, devem ser fechados com os barcos que saem da própria Praia de Araçatiba.

Mas basicamente você terá tudo o que precisa para dias maravilhosos e relaxantes ali mesmo: uma pousada de frente para o mar, com cais próprio, praias com águas cristalinas e trilhas. Um restaurante vegetariano na pousada.  No cais da pousada você pode mergulhar com peixes, e dependendo da época aparecem tartarugas e até golfinhos. Nos dias que estivemos lá, estava nublado e com algumas pancadas de chuva, e mesmo assim deu para aproveitar. Quando está sol, o lugar é indescritível e único!

_DSC0412

Vista do pier da pousada

O QUE FIZEMOS:

. Relaxamos no pier da pousada, curtindo a vista

E torcendo para o sol sair e pular na água ou pegar o caiaque.

_DSC0279 editado

_DSC0290 editado

Pier da pousada Cruzoé

_DSC0426 editado

A água fica assim em dia nublado. Imagine em dias ensolarados!

. Trilha para a Lagoa Verde

Um dos lugares mais lindos de Ilha Grande está há uma trilha de 1 hora da pousada! O visual dessa trilha é maravilhoso, e é um percurso leve. O problema que tivemos é que além do tempo estar instável, as sinalizações não são boas na ilha, e numa bifurcação sem sinalização,  o caminho que descia para a Lagoa Verde, estava obstruído por bambus caídos parecendo não ser o caminho certo. Ou seja, na dúvida e com a chuva se aproximando, voltamos. Ainda assim foi uma caminhada que valeu a pena.

Na pousada também aluga caiaques, e se você tiver disposição de remar uns 2 quilômetros, a Lagoa Verde fica bem em frente a pousada.

_DSC0380

DCIM100GOPROGOPR3208.

_DSC0364

_DSC0369

_DSC0376

No meio das trilhas sempre passa por algumas praias

. Trilha para a paradisíaca Praia de Itaguaçu 

Uma trilha bem tranquila. No meio tem uma entrada quase imperceptível para um lugar incrível de rochas e águas cristalinas. Aproveitamos bastante esse lugar e até mergulhamos. Depois continuamos a trilha e chegamos na praia de Itaguaçu que é linda, com águas calmas e uma paisagem incrível com pedras gigantescas no meio da água. São dois lugares incríveis pra ir!

_DSC0435

_DSC0467

_DSC0480

_DSC0488

_DSC0493

Sempre que você jogar algo fora, lembre-se: Não existe “fora”.

_DSC0567

DCIM100GOPROGOPR3224.

DCIM100GOPROGOPR3257.

 

Como era baixa temporada, e o clima não colaborou, não haviam passeios de barco para praias ao redor da ilha. Em Araçatiba ficam poucos turistas, bem menos que em Abrãao, por isso os passeios fechados costumam ocorrer na alta temporada. Mas é possível fechar um barco por 500 reais e combinar o itinerário que quiser. Aí o ideal é estar em grupo para dividir o valor.

O QUE COMEMOS:

Foi uma experiência ótima não precisar sair da pousada quando batia a fome. Além de acordar e ter um café da manhã vegano a nossa espera. O restaurante da pousada fica aberto para o lanche (a partir das 16h) e o jantar (das 19h às 21h). Talvez porque no almoço as pessoas costumam estar nas trilhas e passeios de barco. Nós voltávamos da trilha e almoçávamos às 16h o hamburguer vegano de lentilha no Restaurante Govinda, que fica na pousada de frente para o pier. E às 21h jantávamos. A pousada ainda é lacto vegetariana, mas é como se fosse vegetariana estrita com opções lacto, porque o prato do dia é sempre vegano e no café da manhã quase tudo é vegano (bolos, pães, pastinhas, leite vegetal, …), se não fosse disponibilizarem um prato com fatias de queijo.

Para as trilhas e passeios de barco, leve lanche comprado antes de chegar na ilha. Lá é mais difícil encontrar coisas para comprar, além de serem bem mais caras por conta de ser uma ilha (tudo precisa vir de Angra dos Reis) e turística.  Os restaurantes indicados pelos passeios de barco costumam ser caros, não muito bons e sem opções veganas. Os preços do restaurante Govinda são bem em conta comparados com os preços na ilha. O almoço é R$35,00  e o burger é R$18,00. Ah, e no bar em frente a praia Grande de Araçatiba tem açaí!

Outro detalhe, em Araçatiba tem muita jaqueira!!! Nós sugerimos a eles que comecem a fazer pratos com carne de jaca verde. Imagine!

 PS: A pousada é pequena e lactovegetariana, então sugerimos avisar no ato da reserva que é vegano, confirmando as opções disponíveis nos dias que estiver lá.

cafe da manha vegano na pousada vegetariana em ilha grande

Nosso café da manhã vegano com leite de amendoim.

bolo vegan cafe da manha vegano na pousada vegetariana em ilha grande

Bolo vegano no café da manhã

hamburguer vegano de lentilha no restaurante vegetariano govinda da pousada cruzoe em ilha grande

Hamburguer vegano de lentilha e maionese de grão de bico no Restaurante Govinda da Pousada Cruzoe

canelone vegano restaurante vegetariano cruzoe em ilha gradne

Canelone vegano de legumes e ricota de amendoim no Restaurante Govinda da Pousada Cruzoe

Nós gostamos muito da pousada. Eles são acolhedores, atenciosos, a vista do quarto é maravilhosa, o lugar é tranquilo e bonito, o quarto é confortável e bem estruturado, as embarcações para chegar, sair ou fazer passeio pegam e deixam bem no cais da pousada, a comida é deliciosa e bem elaborada… Fomos embora com vontade de voltar com os amigos! Quem quer?

_DSC0254

Vista do nosso quarto na pousada

DCIM100GOPROGOPR3318.

 

SERVIÇO:

Pousada Vegetariana Cruzoé e Restaurante Govinda: Facebook Booking 

 

 

AGENDA DE VIAGEM:

Esperem um pouco! Temos novidades para vocês! A partir de agora todas as nossas postagens de destino estarão acompanhadas de uma Agenda de Viagem para você imprimir e levar onde quiser. Assim fica mais fácil de você seguir o nosso roteiro e não depender sempre da internet. O que vocês acham? Deixem nos comentários as suas sugestões para a Agenda de Viagem do VegPorAí. 😀 vegporai@gmail.com

Clique na imagem para abrir a Agenda de Viagem

VegPorAí - Agenda de Viagem - Ilha Grande

 

Contato: vegporai@gmail.com – Instagram: instagram.com/vegporai

12 Comments

  1. Muito bom! adorei… não sabia q havia uma pousada e um restaurante veganos na Ilha! Amei o lugar… mais uma opção para ir! 🙂

  2. Ahh, e sinalização das trilhas é um problema… há uns 6 anos fiz parte de um projeto da Uerj sobre planejamento de trilhas e conhecemos algumas delas na Ilha, muito ruim. Pelo visto isso não foi melhorado. :/

  3. Muito bonito

  4. Eu queroooo, “mimleva” o//// hahahah

  5. Adorei a agenda! Parabéns e obrigada <3

  6. Gracielle Queiroz

    11/04/2015 at 12:47 pm

    Adorei!! Fiquei ainda com mais vontade de conhecer Ilha Grande e essa pousada magnífica! E que lugar mágico é esse Praia de Itaguaçu ?! Fiquei encantada! Destino certo! Obrigada migos pelas altas dicas. 😀

  7. Gracielle Queiroz

    11/04/2015 at 12:52 pm

    Talvez seja interessante pra Agenda de Viagem: informar média de valores de diária e refeição que vcs pagaram la. pra pessoa ter uma noção de quanto vai gastar.

  8. Nossa, tô aqui suspirando… paraíso, com restaurante vegano, trilhas (amoooo), os donos da pousada atenciosos… mar e mar e mar e ainda umas conchinhas pra colocar no cabelo… ai, ai, ai… vou ler mais uma vez, mentalizar bem muito, pra ver se eu tenho um sonho bem poderoso com esse lugar 😉

    simplesmente_elis

  9. Excelente matéria. E esse guia de viagens é perfeito, hein?! Parabéns.

  10. Dani e Tiago

    11/29/2015 at 5:36 pm

    Que bacana, Fabio! Ficamos muito felizes pelo seu fedback. Nós vamos começar a lançar Agendas de Viagem assim de cada destino. Inclusive personalizadas.

  11. Tatiana Saito

    11/30/2015 at 6:35 pm

    Estive em Ilha Grande em julho e fiz questão de ficar hospedada na Pousada Vegetariana Cruzoé.

    Agora, os donos do restaurante estão tomando conta da pousada também. Amei o casal, muito simpáticos, sem falar da comida deliciosa!

    Estou doida pra voltar pra lá.

    Adorei o blog!

  12. Flávia Sbano

    12/23/2015 at 6:15 pm

    Olá. A Pousada Cruzoé é maravilhosa. Fui com meu namorado que não é Vegetariano, mais que adorou toda a experiência detox. Obrigada ao Vegporai e a Pousada Cruzoé pelo final de semana maravilhoso.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.