bike cidades

Nós adoramos alugar bike nas viagens para curtir melhor os lugares com maior mobilidade e independência. É um veículo movido a arroz e feijão e a atividade em si é muito prazerosa.  Nós gostamos muito de andar de bike em Bonito (MS), Lima (Peru), Búzios (RJ) e Gramado (RS). Olha abaixo que vídeo gostoso de  Gramado que postamos no nosso instagram! Em cada um desses tem nosso roteiro de viagem com dicas de descobertas veganas que experienciamos.

 

Lembrando que, principalmente no Brasil, as melhores ainda não querem dizer que são as ideais. Ainda há muito o que desenvolver e melhorar. Educação no trânsito, criação e manutenção de ciclovias, bicicletários, segurança… Mas as coisas estão caminhando, vide São Paulo que inaugurou uma ciclovia na Av. Paulista. Vamos pedalar!

MUNDO:

1. Amsterdã, Holanda

Com ruas completamente adaptadas para esse meio de transporte, a cidade conta com sinais exclusivos para bikes, ciclovias, corredores compartilhados, postos de aluguel e até guarda. Cerca de 50% da sua população prefere usar a bike no dia a dia.

bike-in-amsterdam-photo_1345908-770tall

2. Copenhagen, Dinamarca

Assim como em Amsterdã, 50% da população utiliza a bike como principal meio de transporte. Na cidade até os transportes coletivos são adaptados para levar as magrelas.

cope-bike

3. Utrech, Holanda

Olha ai a Holanda de volta! Aproximadamente 30% dos moradores de Utrech utilizam a bike como principal meio de transporte.

bike holanda

4. Sevilha, Espanha

Exemplo de infraestrutura para o uso de bikes, as bicicletas representam 7% do transporte.

sevilla bike

5. Bordeaux, França

As bikes são responsáveis por 10% dos meios de transporte e a cidade totaliza cerca de 600 km em vias especiais para os ciclistas.

PENTAX DIGITAL CAMERA

PENTAX DIGITAL CAMERA

BRASIL:

1. Estrada Real, MG/RJ

A Estrada Real sai de Diamantina em Minas Gerais e chega até Paraty, no Rio de Janeiro, num trajeto de mais de 1.600 km, passando por cidades históricas, com diferentes tipos de trajetos  e níveis de dificuldade. O Caminho Velho, entre Ouro Preto e Paraty, tem uma extensão de 680 km e passa por 38 cidades e muita natureza. A rota entre Mariana e Ouro preto, com apenas 11 km, pode ser feita por ciclistas de todas as idades.

Imagem: Vizionbikes

Imagem: Vizionbikes

2. Vale dos Vinhedos, RS

Responsável pela produção 90% dos vinhos brasileiros o Vale dos Vinhedos é um triângulo da formado pelos municípios de bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul. A beleza das paisagens da Serra Gaúcha é o cenário ideal para passeios de bicicleta em meio aos vinhedos, parando para degustar os vinhos e pratos da região.

4h1RdVb

3. Chapada Diamantina, BA

O Parque Nacional da  Chapada Diamantina tem algumas das paisagens mais bonitas do Brasil e é um ótimo lugar para se conhecer de bicicleta.  Os ciclistas podem combinar o esporte com passeios por centenas de cachoeiras, grutas, morros e rios nesta região baiana a 400 km de Salvador. Em breve teremos um guest post aqui no VegPorAí sobre a chapada.

Imagem: Guia Chapada Diamantina

Imagem: Guia Chapada Diamantina

4. Campos do Jordão, SP

A 170 km de São Paulo, no coração da Serra da Mantiqueira, Campos do Jordão é um destino perfeito para dar uma escapada de final de semana e curtir  a natureza. E nada melhor para se divertir em família do que pedalar no Horto Florestal, magnífica reserva natural próxima a Campos, com muitas trilhas e caminhos a serem percorridos de bicicleta. Lá em Campos do Jordão tem um hotel com restaurante vegano  e pratos maravilhosos.

Imagem: boulevardgeneve

Imagem: boulevardgeneve

5. Curitiba, PR

Com 120 km de ciclovias para menos de dois milhões de habitantes, Curitiba é apontada como a melhor capital brasileira para quem gosta de pedalar. Usada no dia a dia pelos habitantes, a bicicleta substitui muitas vezes o transporte público e o carro, ajudando a melhorar o trânsito da cidade.

bicicletada_curitiba_jan2012

Fontes: Exame e Vida e Estilo terra.